Tipos de negociação: estratégia de competição, cooperação e de relacionamentos
21 de fevereiro de 2019

Como desenvolver a gestão estratégica?

Entende-se por gestão estratégica, o gerenciamento da totalidade dos recursos de uma empresa para alcançar objetivos e metas. Refere-se também a um método de gestão de empresa, orientado por planos estratégicos que abrangem toda a estrutura organizacional.

Método de gestão e pessoas com comprometimento e competência são aspectos fundamentais para desenvolver o processo de gestão estratégica.

O método direciona o processo de gestão em suas etapas e atividades a serem implementadas. As pessoas dispõem de competência técnica, compromisso institucional e a liderança necessária para mobilizar, motivar e canalizar a força motriz da organização para construir e transformar.

O objetivo do método é estabelecer o percurso para atingir os resultados. No gerenciamento da rotina cotidiana, definir as metas para obter a melhoria dos resultados, não é o suficiente. É essencial a elaboração e implementação dos planos de ação e o controle dos resultados.

Assim, o alcance dos resultados da gestão estratégica dependerá da implementação das estratégias definidas. Definir a visão e as metas globais a serem alcançadas não é o suficiente. É primordial a definição e a implementação das estratégias para que os resultados sejam produzidos e acompanhados.

Uma reflexão significativa é essencial: o que distingue uma organização com um bom gerenciamento de uma organização com uma gestão estratégica?

Na gestão estratégica, uma visão e as metas globais de resultados orientam todos os esforços de melhoria a longo prazo.

No gerenciamento da rotina do cotidiano, as metas de curto prazo e os processos específicos direcionam os esforços de melhoria. Esses esforços específicos de melhoria podem possibilitar conflitos internos, caso os gestores dos processos não conheçam a visão e as estratégias definidas para a organização como um todo.

O desafio que se impõe à gestão estratégica é desdobrar a visão e as metas globais em metas para todos os níveis gerenciais. E ainda, comunicar as estratégias de forma que os planos de ação das diversas equipes estejam em conformidade com as estratégias definidas.

A perseverança das organizações no movimento dos ciclos de gestão estratégica potencializa a liderança na definição da visão e das metas e intensifica a confiança da gestão ao apresentar resultados que podem até superar as metas estipuladas.

As pessoas participam do processo de gestão estratégica atuando em dois grupos: os estrategistas e os mobilizadores.

Estrategistas: pensam estrategicamente estabelecendo uma visão de longo prazo e indicando caminhos para o alcance desta visão. Têm habilidade para influenciar e convencer, atuando como agentes de transformação das organizações.

Mobilizadores: líderes orientados para a ação. São pessoas disciplinadas e capazes de mobilizar outras pessoas rumo à nova direção definida.

Os estrategistas e os mobilizadores revelam seu perfil durante o processo da gestão estratégica, quer pela capacidade de identificar caminhos, quer pela disciplina na execução e no acompanhamento dos resultados.

A equipe de gestão estratégica deve contar com pessoas de perfis estrategistas e mobilizadores.

Além do método de trabalho, a seleção da equipe adequada é fator primordial para o sucesso do processo de gestão estratégica nas organizações.